Isso é uma Loucura!

Na terceira aula de laboratório A o assunto foi a saúde mental. Foi explicado a história da psiquiatria dando ênfase a reforma psiquiátrica e o papel da Terapia Ocupacional nesse movimento.



A psiquiatria no país surge, com a chegada da Família Real ao Brasil, com o objetivo de colocar ordem na urbanização, disciplinando a sociedade e sendo, dessa forma, compatível ao desenvolvimento mercantil e as novas políticas do século XIX.
É a partir do embasamento nos conceitos da psiquiatria européia, como degenerescência moral, organicidade e hereditariedade do fenômeno mental, que a psiquiatria brasileira intervém no comportamento considerado como desviante e inadequado às necessidades do acúmulo de capital, isolando-o e tratando-o no hospital psiquiátrico.
O Manicômio, dentre outros dispositivos disciplinares igualmente complexos, atravessou séculos até os nossos dias, conformando uma sociedade disciplinar com dispositivos disciplinares complementares num processo de legitimação da exclusão e de supremacia da razão.
Durante esta aula foi apresentada a história do Claudinho, um verdadeiro artista nascido em Arambaré. Foi através do tratamento moral e da pintura que Claudinho descobriu seu dom de desenho e pintura artística. Claudinho é mais uma prova de que a psiquiatria vem sendo feita de uma maneira totalmente errônea e que a Reforma Psiquiátrica é mais do que urgente.

Tratamento moral

               O tratamento moral fundava-se na crença de que os chamados loucos deixaram de ser tratados como animais e seria possível introduzir mudanças significativas no comportamento dos doentes por meio de atitudes humanas mais firmes, da equipe técnica para com aqueles.

"A história da nossa psiquiatria é a história de um processo de asilamento; é a história de um processo de medicalização social". (Amarante, 1994:74)

Nenhum comentário:

Postar um comentário